top of page
Buscar

Insectula! - 2012

  • ivandro666godoy
  • 25 de ago. de 2025
  • 3 min de leitura

Atualizado: 30 de nov. de 2025

Todos que me conhecem sabem que sou extremamente apaixonado por filmes onde os monstros que assolam a Humanidade são caracterizados por aranhas, formigas, caranguejos, abelhas, sapos e até coelhos e qual não foi a minha surpresa ao saber que está em fase de distribuição um filme onde criaturas aladas invadem o planeta Terra para massacrar a raça humana e sugar até a última gota do seu sangue. Como serão estas bestas sanguinárias? Vampiros, gárgulas, dragões?

Não meus caros leitores. Desta vez o nosso planeta será atacado por uma horda ameaçadora de... PERNILONGOS???


Insectula! (aka Insectula! Creature From Another World) monta em sua abordagem sutil uma divertida alusão aos filmes B dos anos 50, tendo também um forte apelo às produções bagaceiras de Roger Corman na década de 60. Mesmo com seu estilo “camp”, debochado e artificial, o objetivo do diretor Michael Peterson nunca foi o de zombar ou banalizar os filmes originais de monstros gigantes e sim emular os aspectos mais cativantes do gênero em uma experiência contemporânea.


Os filmes “camp” em si podem se desgastar e por isso que “Insectula!” vai além da sua proposta e pretende suscitar emoções da platéia. Há momentos em que o público vai pular, rir, querer seu dinheiro de volta e, possivelmente, chorar enquanto alguns deles são difíceis de fazer dentro de um campo de configuração, é importante para manter o filme multi-dimensional.

Os trejeitos ‘Technicolor’ e o olhar ‘Eastmancolor’ utilizados na produção não só aumentam a sensação de exagero do material, mas também porque eu simplesmente amo as cores fortes os processos usados para criar esta atmosfera na película”, diz Peterson. “As nuances verdes e vermelhas, que ficaram perdidas em muitas das versões atuais de Hollywood são proeminentes em meu trabalho. Insectula! Tem apenas um objetivo comum, o de manter o público entretido. Este é o objetivo principal de Insectula!, No entanto, outro objetivo é mostrar o quanto este estilo de fazer cinema, tão perdido e abandonado, pode ressuscitar!”, cita o diretor.


Mas o que diabos é Insectula?

Nas palavras de Peterson, é uma história sobre um pernilongo-gigante-alienígena que é atraído para a Terra pelo aumento de CO2 na atmosfera. O diretor adotou a estética atualmente bastante popular das “criaturas-retrô”, um regresso nostálgico nestes tempos em que o CGI toma conta de quase todas as produções que trazem monstros gigantes atacando cidades, Embora o filme adote ambos os métodos (de maquiagem/maquinária e de digital FX), o projeto busca a melhor maneira de navegar nas águas traiçoeiras da criação de monstros sem ficar encalhado em um orçamento sempre crescente.

"Eu estou tentando colocar em uma balança a tecnologia do CGI com a praticidade da maquiagem e da maquinaria de efeitos", disse Michael Peterson em uma entrevista recente. "Eu adoro efeitos práticos como miniaturas, movimentação por cabos e stop-motion, mas para poder realizar um filme como este (e com o meu orçamento) estou tentando misturar os dois no melhor que posso.

No site você pode ver um trailer e algumas imagens do filme, apesar do fato de que Peterson foi rápido em apontar que os FX no trailer estão ainda em estágio inicial. "Algumas das cenas no trailer foram produzidas muito rápido e eu tenho melhorado muito desde então", explicou.

Basta agora esperarmos os resultados finais das filmagens e nos preparar para sofrer os horrores de um ataque de pernilongos mutantes do espaço sideral. Façam suas orações e preparem seus insecticidas, pois uma nova "guerra dos mundos" vai começar...


PUBLICADO ORIGINALMENTE NA COLUNA SANGUE TÔSKO DO SITE GORE BOULEVARD

 
 
 

Comentários


bottom of page